Entenda como Funciona uma Usina Nuclear

mai192010
0 comentários


A Reação Nuclear

A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a um nível de energia acima do normal; ou seja, fica excitado. Esse átomo tende então a a se fragmentar, no processo chamado "Fissão Nuclear".

Fissão Nuclear:

 
              
Quando isso ocorre o átomo libera grande quantidade de energia térmica e junto de dois ou três novos neutrons, os quais colidirão com outros átomos, produzindo mais fissões e mais neutrons. Esse processo denomina-se "Reação em Cadeia". 


O Controle de uma Usina Nuclear

A usina nuclear (ou termonuclear) difere da Térmica Convencional basicamente quanto à fonte de calor; enquanto em uma térmica convencional queima-se óleo, carvão ou gás na caldeira, em uma Usina Nuclear usa-se o potencial energético do urânio para aquecer a água que circula no interior do reator. Uma Usina Nuclear possui três circuitos de água: primário, secundário e de água de refrigeração. Esses circuitos são independentes um do outro; ou seja, a água de cada um deles não entra em contato direto com a do outro. 

Clique aqui para visualizar a animação do funcionamento de uma Usina Nuclear!

No interior do vaso do reator, que faz parte do circuito primário, a água é aquecida pela energia térmica liberada pela fissão dos átomos de urânio. O calor dessa água é transferido para a água contida no gerador de vapor, que faz parte do circuito secundário. O vapor então produzido é utilizado para movimentar a turbina, a cujo eixo está acoplado o gerador elétrico, resultando então em energia elétrica. A água do circuito primário é aquecida até cerca de 305o C; sua pressão é mantida em torno de 157 kgf/cm2 (1kgf/cm2 = 1 atmosfera), para que permaneça no estado líquido. Para se ter uma idéia deste valor de pressão, vale lembar que 1 kgf/cm2 é uma pressão equivalente a uma coluna de 10 m de água, logo 157 Kgf/cm2 é equivalente a uma coluna de aproximadamente 1,5 km. O vapor é condensado através de troca de calor com a água de refrigeração. A água condensada é bombeada de volta ao gerador de vapor, para um novo ciclo.

O Controle da Reação Nuclear 


Com o objetivo de controlar a reação em cadeia são inseridas Barras de Controle no Núcleo do Reator. Essas Barras são constituídas de uma liga de Prata, Cádmio e Índio e têm a propriedade de absorver neutrons, diminuindo assim o número de fissões.

Através de inserção ou retirada das Barras de Controle podemos manter constante a população de neutrons e, conseqüentemente, a potência térmica do reator. 

Urânio encapsulado pronto para ser queimado:


Outra forma de controlar as fissões é a adição de Ácido Bórico à água no interior do reator. Esse produto é usado devido à propriedade que possui os seus átomos de absorver os neutrons situados na faixa de energia que provocaria fissões. Aumentando ou diminuindo a concentração de boro no refrigerante do reator fazemos o controle para termos maior ou menor número de fissões. 

Informação retirada do site: http://www.nuctec.com.br/educacional/funcionam.html

Júri Popular

mai162010
0 comentários

Entenda como funciona um júri popular


No júri popular, pessoas ligadas à comunidade serão recrutadas de uma lista do judiciário para julgar o caso. Normalmente, 25 pessoas são convocadas para formar um júri. Mas a Justiça pode ordenar a convocação de mais pessoas para evitar falta de quórum - é necessário que, ao menos, 15 pessoas compareçam no dia do julgamento.

Para se voluntariar a participar de um júri é preciso ser maior de 18 anos, não trabalhar na polícia ou no judiciário e não possuir antecedentes criminais.
No dia do julgamento, sete pessoas da lista de convocados são sorteadas para formar o júri. Conforme o nome é divulgado, defesa e acusação têm o direito de aceitar ou recusar aquela pessoa. Promotor e advogado podem recusar até três jurados cada.
Enquanto o caso for julgado, o júri dorme e come no fórum, não tem acesso a informações externas - não podem acessar internet e ler jornal ou revista - e só pode telefonar em caso de urgência. E, no momento da ligação, um oficial de justiça acompanha o jurado.
Os componentes do júri podem conversar entre si, mas são proibidos de discutir questões referentes ao caso que está sendo julgado. Um oficial de justiça acompanha os jurados o tempo todo e, se for comprovado que a incomunicabilidade deles foi quebrada, tanto a defesa quanto a promotoria podem pedir a anulação imediata do julgamento.
Depois dos depoimentos, da apresentação das provas e dos debates, os jurados votam, em uma sala secreta.

Informação retirada do site: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/entenda-como-funciona-um-juri-popular-20100323.html

Meritíssimo, eu protesto!

mai122010
0 comentários

Enquanto não achamos, em português, os motivos pelos quais um advogado pode protestar, vamos posta-los em inglês.


Proper reasons for objecting to a question asked of a witness include:

* Ambiguous, confusing, misleading, vague, unintelligible: the question is not clear and precise enough for the witness to properly answer

* Arguing the law: counsel is instructing the jury on the law.

* Argumentative: the question makes an argument rather than asking a question

* Asked and answered: the question has been asked and answered before

* Asks the jury to prejudge the evidence: the jury cannot promise to vote a certain way, even if certain facts are proved.

* Asking a question which is not related to an intelligent exercise of a peremptory challenge or challenge for cause: if opposing counsel asks such a question during voir dire.

* Assumes facts not in evidence: the question assumes something as true for which no evidence has been shown

* Badgering: counsel is antagonizing the witness in order to provoke a response, either by asking questions without giving the witness an opportunity to answer or by openly mocking the witness.

* Best evidence rule: requires that the original source of evidence is required if available; for example, rather than asking a witness about the contents of a document, the actual document should be entered into evidence

* Beyond the scope: A question asked during cross-examination has to be within the scope of direct, and so on.

* Calls for a conclusion: the question asks for an opinion rather than facts

* Calls for speculation: the question asks the witness to guess the answer rather than to rely on known facts

* Compound question: multiple questions asked together

* Hearsay: the witness does not know the answer personally but heard it from another

* Incompetent: the witness is not qualified to answer the question

* Inflammatory: the question is intended to cause prejudice

* Leading question (Direct examination only): the question suggests the answer to the witness. Leading questions are permitted if the attorney conducting the examination has received permission to treat the witness as a hostile witness. Leading questions are also permitted on cross-examination, as witnesses called by the opposing party are presumed hostile.

* Narrative: the question asks the witness to relate a story rather than state specific facts

* Privilege: the witness may be protected by law from answering the question

* Irrelevant or immaterial: the question is not about the issues in the trial

Segundo Scalambrini, energia nuclear no Brasil é desnescessária

0 comentários

"De acordo com o professor Heitor Scalambrini Costa, a utilização de energia nuclear para produzir eletricidade é desnecessária. “O Brasil não precisa de usinas nucleares, pois tem condições de gerar a energia que precisa com alternativas ambientalmente corretas e sustentáveis usando o Sol, os ventos, a bioeletricidade e as pequenas quedas de água como fontes primárias", declarou Costa."

Informação retirada do site: www.ufpe.br